Como você lida com as objeções de clientes imobiliários? Independente se o seu objetivo é vender ou alugar imóveis, é fundamental conhecer as objeções de inquilinos e proprietários.
Isso porque, no momento em que você conhece quais são os principais empecilhos para o fechamento do negócio, fica mais fácil reagir de forma estratégica e conquistar de vez o potencial cliente.
Por isso, neste artigo, apresentamos quais são as principais objeções de clientes imobiliários e algumas técnicas para contornar objeções no setor. Acompanhe a leitura!
As objeções podem ser definidas como condições, barreiras e dúvidas apresentadas pelos clientes frente a uma proposta de negócio.
Elas podem estar relacionadas ao produto ou serviço e seus resultados, bem como derivar de motivos alheios à solução em si, como a situação financeira do próprio consumidor.
Quando nos referimos a um processo de vendas de imóveis, por exemplo, as objeções são os questionamentos e as contestações que o potencial cliente lança antes de comprar o imóvel ou desistir da compra.
Vale lembrar que as objeções de clientes imobiliários não são necessariamente um sinal negativo. Afinal, elas mostram que a pessoa possui interesse na solução e deseja entender de forma mais detalhada como seu problema ou necessidade será resolvido a partir dela. Por essa razão, é que faz muitas perguntas ou demonstra alguma resistência.
Logo, os questionamentos devem ser vistos pelo corretor como a matéria-prima da negociação. Nesse sentido, é necessário ter um conhecimento prévio das principais objeções do setor para saber quais informações fornecer ou qual abordagem utilizar para potencializar o fechamento.
O corretor experiente sabe que por trás da frase “vou pensar”, existem objeções escondidas que estão fazendo esse cliente adiar a compra ou o aluguel de um imóvel.
As objeções podem ser classificadas em 4 categorias:
As objeções de dinheiro são clássicas e muito fáceis de perceber. O cliente questiona o valor do imóvel, por exemplo, afirmando que está muito elevado.
Aqui, ele pode até fazer comparações com outros imóveis, citando a concorrência para baixar o preço. Dessa forma, o foco do corretor deve ser ouvir o cliente e ressignificar o valor da solução – o imóvel – frente ao preço.
Além disso, com o cenário de crise, é importante transmitir segurança ao cliente, apresentando um bom planejamento de compra e reforçando as vantagens de fechar o negócio.
Também é importante observar se essa objeção de dinheiro aparece reiteradamente, já que pode ser sinal de que a pessoa não tem dinheiro o suficiente. Logo, um caminho seria perguntar se o cliente gostaria de ver outros imóveis, talvez com um preço mais baixo.
Já as objeções de necessidade evidenciam que o cliente não tem certeza ainda que precisa da solução. Ela pode ser visualizada quando um cliente visita o imóvel sem a pretensão de comprá-lo no curto prazo, isto é, ele ainda está fazendo pesquisas e amadurecendo a ideia.
Mas, também, pode ocorrer quando o imóvel é um pouco diferente do que o cliente esperava, seja na faixa de preço, tamanho ou localização.
Nesse sentido, cabe ao corretor aplicar as técnicas corretas e fornecer um atendimento espetacular para intensificar o valor percebido e fazer o cliente entender que realmente precisa daquele imóvel ou, no caso de um proprietário, deixar o imóvel com a imobiliária em questão.
É comum que as pessoas fechem negócios com marcas, pessoas e empresas que elas já conhecem, porque existe a tendência de confiarem mais. Assim, as objeções de confiança são quando o potencial cliente demonstra insegurança ou falta de confiabilidade na proposta da sua imobiliária.
Nesse caso, é importante utilizar a autoridade da imobiliária ou do corretor e trazer alguma prova social, como depoimentos de clientes para ajudar a quebrar essa barreira. Também vale trabalhar algumas estratégias de marketing imobiliário para estreitar relacionamento e melhorar a percepção do público.
Como falamos inicialmente, na frase “vou pensar” podem existir várias objeções. Uma delas pode ser sobre a de urgência, ou seja, o cliente pode achar que talvez não precise alugar ou comprar o imóvel naquele momento.
Nessa situação, o corretor precisa fazer perguntas para entender melhor o cliente e, na sequência, mostrar que fechar aquele negócio é tudo o que ele precisa fazer agora.
Para isso, vale trabalhar com gatilhos de escassez, ao citar que outras pessoas já estão interessadas e até em processo de enviar a documentação. Assim, o cliente é instigado a tomar uma decisão rápida.
Corretor, agora que você já conhece os principais tipos de objeções de clientes imobiliários, que tal conferir nossas dicas para contornar objeções e aumentar a sua carteira de imóveis e clientes?
Abaixo citamos, também, algumas técnicas que podem ajudar, como o rapport ou empatia tática, prova social e validação de emoções.
Mais importante do que falar, é ouvir o que o cliente tem a dizer para identificar quais são suas objeções e usar argumentos assertivos para quebrá-las.
Nesse cenário, o corretor pode utilizar a técnica de rapport ou empatia tática, fazendo perguntas, fornecendo informações valiosas e mostrando que está ali para ajudar.
O autor Chris Voss enfatiza a importância de prestar atenção ao tom da pessoa (incluindo suspiros e pausas na fala) e utilizar uma abordagem parecida com a dela. Esse processo é conhecido como ressonância neural e pode ser utilizado para se conectar com o que o cliente pensa e sente.
Depois que você aplicar o rapport e identificar qual é o motivo que está fazendo o cliente ficar “resistente” à proposta, será necessário validar as emoções percebidas.
Esse é um ponto-chave para quebrar uma objeção em vendas e locações, afinal, é aqui que a pessoa vai “entregar” o que está travando o fechamento do negócio (ex: custo elevado do imóvel, sem pressa para comprar, etc) e você vai mostrar que não só entende como pode auxiliar.
Então, a dica é fazer essa validação utilizando um tom interrogativo (perguntando) ou afirmativo (afirmando). A validação das emoções na quebra de objeções pode ser feita a partir de frases como:
Lembrando que a regra é entender o tipo de objeção e que se trata de uma pessoa do outro lado, que deseja ser compreendida e receber um tratamento amigável.
É natural que o cliente tenha dúvidas a respeito do imóvel e da proposta, ainda mais quando se trata de uma jornada complexa, como a de venda imobiliária, por exemplo.
Nesse sentido, o corretor precisa dominar todas as informações sobre o negócio para que possa responder às perguntas do inquilino ou proprietário e quebrar objeções.
Ao apresentar informações relevantes sobre o imóvel, como localização, metragem e a relação custo-benefício, além de estudos de mercado justificando que se trata da melhor decisão, o potencial cliente ganha mais confiança no trabalho do profissional.
Também é fundamental conhecer as soluções da imobiliária para apresentá-las ao cliente, como é o caso das garantias de aluguel. Pense em um cenário em que o inquilino gostou do imóvel, mas cita a dificuldade de encontrar um fiador.
Se o corretor conhece as garantias locatícias aceitas pela imobiliária, ele pode aproveitar essa oportunidade para mostrá-las ao cliente e aumentar a probabilidade de conseguir a conversão de aluguel.
Leia também: 6 vantagens de oferecer aluguel sem fiador
Notou que o cliente está com uma objeção de confiança? Isso pode acontecer quando ele não conhece a imobiliária, nem os corretores.
Uma boa forma de quebrar essa barreira é trazer depoimentos de clientes e citar alguns negócios importantes que você fechou e tenham a ver com o caso do cliente “desconfiado”.
Exemplo: sua imobiliária quer alugar um imóvel na região x e um potencial inquilino ainda está com objeções. Você lembrou que alugou um imóvel naquela mesma região naquela semana, e pode usar isso.
A apresentação de casos de sucesso ativam um gatilho chamado “prova social”, que faz com que o cliente veja que outras pessoas já tiveram uma boa experiência com a sua imobiliária e o instigue a fazer parte deste grupo também.
E aí, gostou do post? Esperamos que você tenha curtido nossas dicas para quebrar as objeções de clientes na sua imobiliária.
Esse processo pode ser desafiador, mas lembre-se: o segredo é não empurrar a venda ou a locação, e sim mostrar que você está ali para entender e oferecer a melhor solução para o cliente. É isso que ele quer ver.
Não é à toa que uma das principais tendências para as imobiliárias é o customer centric. A técnica que faz com que uma empresa seja até 60% mais lucrativa do que qualquer outra.
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